Pesquisar temas de leitura

terça-feira, 30 de junho de 2015

Religião… Cristianismo…

Religião… Cristianismo…

Como sabem, sou católico, mas não quer dizer que concorde com todo
Que concorde com todo o que os padres dizem,
Até porque eu sou a favor que os padres se casem, ou será que um padre não daria um bom marido, e um óptimo pai ?... loll
Até, porque para quem não sabe os padres eram casados, até ao século quinto depois de Cristo…
Quanto ao cristianismo em si, penso que é uma das varias maneiras de ver
A deus, e sobre tudo no seu infinito amor, porque deus é amor, e amou tanto o mundo, que enviou o seu próprio, filho para o salvar da condenação do pecado…
E o que é o pecado, ou as nossa faltas…
São mais do que todas as vezes, em que podíamos fazer o bem, sermos solidários, e mostrarmos o nosso amor com o próximo, e com deus
E fazemos precisamente o contrario…
Por isso a que eu digo que tudo, o quê serve
Para condenar é o mesmo que serve para salvar
Tudo depende da forma como usamos o tempo
E o tempo é tão preciso e infelizmente muitas vezes
Usamo-lo tão mal…
 E também têm uma coisa
Acho que uma das melhores provas de amor que podemos dar ao próximo
É perdoarmos as suas ofensas… até porque também erramos…
Por isso acho que a confissão que deus gostaria
De ouvir, não seria estarmos a contar ao senhor padre
O mal que fizemos, aos outros, muitas das vezes devido a nosso condição humana, mas sim que não tivéssemos voltado a pecar dês da última confissão, e que tivéssemos para contar o bem que fizemos aos outros….


sábado, 20 de junho de 2015

Ser alguém nós dias que corem é….



 Ser alguém nós dias que correm
É ir um hospital, e doar sangue, para que outras pessoas possam ter uma vida melhor,
Quem o faz acho que é um autêntico herói, e revela muita nobreza
Também temos os missionários que vão pelo mundo levar
Um pouco de conforto, e paz
Abdicando, das regalias que o nosso mundo dito de civilizado
Se orgulha de ter em fartura nos países ditos de desenvolvidos…
E muitas das vezes é mesmo isto que falta, quando as pessoas não convivem umas com as outras, quando se excluiu,
Só porque são de cor, etnia, ou posição social diferente
Quando se apregoa-a tanto que somos todos iguais
E todos diferentes, o que se vê
É que na pratica, isso não acontece…
E ai revelamos o quanto insignificantes nós somos…
E quem muitas vezes se toma por ser alguém acaba por não ser nada
 A minha pergunta é só, que mundo é este que se diz
De civilizado, e na pratica tantas vezes não é….


domingo, 7 de junho de 2015

A Evolução do Homem Versos a Criação do homem por Deus



Existem dois aspectos em que tal como eu, muita gente fica na dúvida de qual deles estará certo, um é a teoria da evolução do homem, e o outro é a criação do homem e do mundo por deus.
Mas vamos ver um pouco o que nós diz a teoria da evolução do homem escritas nos diversos manuais de história ou nos muitos documentários exibidos na televisão. Segundo algumas teorias os primeiros ancestrais do homem surgiram a cerca de 3,5 – 4 milhões de anos atrás. Os primeiros hominídeos pertenciam ao género Australopitecos e diferenciavam dos demais primatas por conta de sua postura erecta, locomoção bípede.
Além disso e segundo alguns estudos, os sucessores do Australopitecos foram os Homo habilis (2,4 milhões de anos) e o Homo erectos, o qual haveria surgido há aproximadamente 1,8 milhões de anos atrás. O seu maxilar apresentaria uma consistência maior e seus dentes seriam mais largos. Além disso, tinha uma caixa craniana de maior porte e uma postura mais erecta.
Pelo que dizem os diversos estudos científicos partir do processo evolutivo sofrido por esse último espécime, haveria surgido o chamado Homo sapiens, uma espécie da qual descenderia o Homo neanderthalensis. Este integrante do processo evolutivo humano teria vivido entre 230 e 30 mil anos atrás. De acordo com os estudos a seu respeito, o neanderthalensis produzia armas e utensílios com maior sofisticação e realizavam rituais funerários simples. Durante algum tempo, teria vivido juntamente como o Homo Sapiens Moderno.
O Homo Sapiens Moderno é a nossa espécie e teria surgido no planeta há cerca de 150 mil anos atrás. De acordo com os estudos sobre esse último estágio da escala evolutiva, o Homo Sapiens Moderno teve a incrível capacidade de se espalhar em todas as regiões do mundo em um relativo curto espaço de tempo. Aproveitando das conquistas consolidadas por seus ancestrais, teve a capacidade de desenvolver a linguagem, dominar o fogo e construir instrumentos diversos para se melhor adaptar ao meio onde vivia. Começando-se Homo sapiens Moderno a organizar em sociedades mais completas. Por fim deu-se o surgimento da escrita, que encerra a Pré-história.
 E isto é basicamente o que bem em muitos manuais e se ouve em documentários, e que possivelmente quem tiver o mínimo de “cultura geral” pelo menos já ouviu falar. Agora vou falar um pouquinho sobre o que diz a bíblia para no fim dar a minha opinião a cerca disto tal como dou sobre outros assuntos.
Ora segundo a bíblia depois de Deus criar os céus e a terra criou o Homem a sua imagem e semelhança tal como nos diz o livro do Génesis capítulo um, versículo vinte e seis e diz que “Deus a seguir disse «-Façamos o homem a nossa semelhança, a nossa imagem, para que domine sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre todos os répteis que rastejam na terra.»” 
Ora os entendidos na matéria como teólogos e outros dizem que até ao capítulo dez do Génesis, é uma história que tenta explicar a existência do homem, e do cosmos. Do universo se assim preferirmos. Eu nisso vou muito mais longe e na minha opinião deve ser mais uma parábola escrita pelo autor do livro Génesis e inspirada por Deus. Até porque Jesus Cristo sempre falou aos homens do seu tempo, e em parte de todos os tempos em parábolas para eles ouvirem não conseguirem entender por serem arrogantes e só verem as coisas dos homens, em lugar das de deus.
Por tanto do meu ponto de vista acho que deus criou o homem para dominar os animais, as plantas e o meio que o rodeia bem como para se adaptar e evoluir conforme as suas necessidades. Por isso quando homem precisou de caçar aprendeu a fazer as primeiras armas de caça, quando precisou de viver em sociedade começou a desenvolver cada vez mais a linguagem basta vermos por o que dizem os entendidos. Que todas as línguas já extintas tinham muito menos sinónimos do que tem as actuais línguas, isto é normal. E o porque é simples a que embora sejam sinónimos. Conforme os contextos em que são ditos assim é peso da ideia que se quer transmitir. Além disso o homem quando sentiu necessidade de falar com alguém que não estivesse nesse momento começou a desenvolver a escrita, isto nos tempos pré-históricos
E, já agora será que homem deixou de evoluir em minha opinião acho que não pois continuou sempre a se adaptar e desenvolver novos utensílios conforme a sociedade em que se encontrava inserido o exigia. Basta vermos que quando homem precisou de dar novos mundos aos mundo deram se os descobrimentos. E quando o homem precisou de falar com o seu semelhante que se encontra na outra parte do globo criou o telefone em seguida o telemóvel, e mais tarde a Net onde se pode ler este conteúdo que agora estou escrever e que lá vou publicar, e que alguém pode estar neste momento a ler.
Por tanto se deu um ligeira evolução do homem a nível de fisionomia na pré-historia, a nível de sociedade e de interligação com o seu semelhante o homem nunca mais parou de evoluir aumentando sempre os conhecimentos de geração em geração. Por isso é que o que hoje é novidade a “amanhã” já é clássico.

Mas não quero terminar sem dizer aquilo que eu acho sobre a criação do homem enquanto Cristão, muito embora nem sempre praticante. E se por um lado podemos pensar que até ao capítulo dez do Génesis é uma história que tenta explicar a origem do homem e do universo. Por outro lado nos livros escritos pelos evangelistas, Cristo diz-nos que se tivermos FÉ suficiente podemos tal como ele caminhar sobre as ondas do mar, e se dissermos a alguma montanha muda-te para outro lugar ela mudar-se há. Por tanto ao pé disto não acho que seja nada por aí além deus ter criado o homem e o mundo em sete dias, apenas acho que não devemos levar as palavras a letra. Por isso se podemos explicar a criação do homem por deus como sendo uma parábola escrita por o autor do Génesis e inspirada por deus também podemos dizer que só não entendemos a parábola porque não temos FÉ suficiente para a entender.